sexta-feira, 6 de março de 2009

Desejo agradecer as lembraças do mano Josa no meu aniversário e retribuir na mesma bela moeda, relembrando o nosso grande "Comandante Izidro" e seus sábios escritos, que bem retratam esta bela família:
JOSELINO,este nome foi escolhido em homenagem a seus avós, materno Josué e paterno Paulino. Natural de fato de Recife – PE e de direito, Campina Grande – PB. Foi concebido e viveu em Recife até as véspera do seu nascimento que ocorreu em Campina Grande. Meu sétimo filho foi mais uma bela parcela de amor consentido enriquecendo o tesouro sentimental de minha família. Ainda criancinha revelou um temperamento de muita calma e serenidade. Sua robustez física foi sempre constante, o seu ingresso no convívio de nossa família se deu numa fase muito interessante. Já havia seis irmãozinhos à sua frente, cada um disputando com vivacidade seu lugarzinho nas atenções, carinhos e atendimento geral e o mais jovem, o recrutinha, embalado num mar de tranqüilidade sem nada reclamar, foi naturalmente ocupando a retaguarda do pelotão em marcha ocupando todos os espaços. Em breve tempo notamos que nosso Joselino vivia com certas desvantagens no grupinho familiar, muito embora eu e a mamãe empreendêssemos todos os esforços para atendermos a todos com igualdade no afeto, zelo e cuidados. Era o neto mais parecido com sua avó materna e Edísia como boa filha que foi, dispensava ao nosso Neném, como o chamávamos, um carinho especial àquele que tanto retratava sua querida mãe, Dona Santina.
Joselino viveu seus primeiros três anos de vida em Recife, precisamente na Vila Militar de Socorro, ouvindo os toques das cornetas do Regimento Guararapes. Já começava sua vida familiarizando-se com a profissão que veio em breve abraçar.
Em 1965 nos mudamos para Campina Grande, eu já na reserva do Exército. Nossa residência na rua Ouro Branco, 703 era espaçosa e na vizinhança havia uma numerosa garotada de sua idade e ele foi se soltando, acompanhando com desembaraço os irmãos e amigos. Foi sempre um garoto forte e disposto, seu tórax largo, robusto, me fazia antever nele um bom atleta e um bom Capitão de infantaria, mas eu errei na arma, ele escolheu Intendência. Viveu sua infância muito tranqüila e feliz, dosava prudentemente os estudos e as brincadeiras, cedo concluiu o curso primário e já com a sexta série terminada fez a admissão à quinta série no Colégio Militar de Fortaleza, ingressando na trilha da carreira militar. Fôra quatro anos em Fortaleza, três em Campinas na Preparatória e quatro na Academia de Agulhas Negras. Onze anos de luta e sacrifícios. Sei a dureza da vida que passou longe da família, de sua terrinha natal, da sua saudosa convivência de infância. Tudo isso lhe pesava muito, mas ele foi mais forte do que eu imaginei que pudesse ser. Meu menino outrora meio introvertido, foi à frente, ergueu a cabeça, fortaleceu seu espírito de luta e venceu, conquistou uma profissão árdua, porém honrosa, de grau superior, que muita gente boa desejou e deseja conquistar.
Hoje, Coronel da ativa do Exército, é um profissional honrado, um servidor da Pátria que tem o dever específico de defender a dignidade do nosso país. Meu filho é um soldado, um cidadão especial, um pai de família exemplar, um orgulho deste pai e de toda família.
Nôia, esta vigorosa e forte sertaneja São Franciscana do gostoso sertão pernambucano, minha nora, mãe dos meus netos Romário e Carina, é uma criatura que admiro e quero bem pelo amor e respeito que tem a meu filho, pela dedicação de mãe a meus netos e o bom senso de amizade fraternal que sabe manter na integração de nossa grande e honrada família. Merece meu aplauso, minha gratidão e reconhecimento. Peço a Deus que ilumine seu espírito e sua inteligência e sinta a grandeza da humildade para a preservação do amor e afinidade de nossa grandiosa família.
Romário, meu neto, uma criança maravilhosa, amorosa, sensível à compreensão, inteligente, muito ativo, revela possuir grande capacidade de trabalho, coragem de empreender. Seu temperamento irrequieto é fruto de uma grande energia espiritual que o impele a constante atividade. Vai sonhar muito e realizar o máximo, acredito no seu futuro. Deus há de iluminar o seu caminho, é uma criatura adorável e tem tudo para ser feliz. Atenção paizão, saiba lapidar esse diamante que seu brilho encantará a muitos.
Carina, esta minha neta grande e vigorosa, bonita como a rosa a desabrochar no jardim da vida. É uma criança ainda envolta na densa penumbra da infância adormecida. Precisa ser gradativamente despertada para aprender a trilhar o seu destino. Por trás de seu riso franco e alegre, espelhando mansidão serena, existe um tesouro de virtudes à espera de pequenos toques de alerta para bem fluir no seu espírito e na sua sensibilidade infantil, fácil de assimilar, os bons ensinamentos e chegar a uma beleza de caráter e grandeza de coração. Minha neta tem muitos atributos de vida para fazê-la segura e feliz.
Parabéns, muita luz e fica com Deus Josa. Relembrar é viver e com certeza o velho Izidro está feliz!

Um comentário:

Sua opiniao e muito importante, participe, comente...