sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Figura do Caboclo de Lança


O Caboclo de Lança

Ao enviar um e.mail dizendo que eu me parecia com o Caboclo de Lança, não me perguntem como  isso surgiu assim de repente em minha mente, surgiram curiosidades. Luciano ao vir me visitar  perguntou o que era, acabei de fazer uma pesquisa que explica direitinho.
Na realidade, a imagem do Caboclo de Lança me inspirou, por considerar o suporte das drogas, que devo arrastar junto comigo, como uma lança de guerra.... Eis a pesquisa:

O caboclo de lança é uma figura folclórica do estado de Pernambuco, atrelada às manifestações culturais do carnaval e do Maracatu Rural. É por muitos considerado um dos símbolos da cultura pernambucana, também conhecido como lanceiro africano, caboclo de guiada ou guerreiro de Ogum, que traz consigo um certo mistério.(Wilkpedia).
Ritual

O caboclo de lança obedece a um ritual antes de sua apresentação, e toda sua vestimenta tem uma explicação, uma razão de ser.
Chapéu - Antigamente feito de papelão, atualmente usam um chapéu de palha, ornado com fitas multicoloridas, com a predominância da cor representativa de seu guia espiritual (oxum).
Lenço - Um lenço colorido é colocado amarrado ao pescoço. A face é geralmente pintada de vermelho, com urucum.
Gola - Coberta de lantejoulas, cobre os ombros, o peito e as costas. Juntamente com o chapéu, é quem dá destaque à fantasia.
Fofa - Calça frouxa com franjas.
Surrão - Amarração de chocalhos, às costas, com um número variável deles à altura das nádegas.
Lança - Também chamada Guiada. Tem dois metros de comprimento, feita em madeira, toda coberta com fitas multicolorida
Óculos escuros.
Cravo branco preso nos lábios.
Até a década de 1920, os caboclos de lança, na sua maioria trabalhadores das lavouras de cana de açúcar, não despertavam tanto interesse nem fascinavam as pessoas, pois viviam e desfilavam nas cidades interioranas de Pernambuco.

O ritual que antecede a apresentação do caboclo de lança, quer no interior quer na cidade, envolve cerimônias que acontecem em terreiros, como a benção das lanças e da flor que carregam na boca, a consagração da Calunga (boneca representando a divindade, levada pela baiana), e a abstinência sexual dos homens, que começa alguns dias antes do carnaval.

O caboclo de lança do maracatu rural, o trabalhador rural se prepara para enfrentar a luta de classes
O caboclo de lança do maracatu rural foi criado sobretudo para enfrentar uma luta presente em toda a Zona da Mata de PE. Os trabalhadores rurais, sentindo-se em desigualdade com seus opositores (donos de engenho), humilhados, ameaçados, impotentes, buscam proteção física através das armas e, proteção espiritual através dos calços, fornecidos por entidades espirituais quando são oferecidos aos espíritos protetores, bebidas, alimentos, fumos e danças. Eles se voltam para a religião dos antigos escravos e indígenas, que era bastante perseguida pelos “católicos” detentores de terras da região.

A figura do caboclo de lança remete simbolicamente à resistência a todas as formas de opressão, que se encontrava submetido o trabalhador da cana. Ele é valente, não obedece a ninguém, é resistente, dança horas com todo aquele peso e calor. Sobre a apresentação deles:

“Inesperados, levantaram-se os lanceiros, golas chamejantes de vidrilhos e lantejoulas. Esses caboclos, que num grupo chegam a trinta, quarenta, ou mais, são bravos. Avançam, ameaçadores, brandindo a lança, e rodopiam, fazendo guiar as fitas coloridas. Às vezes se enfrentam, batendo lanças, gestos rápidos e violentos, em simulada batalha” (MONTES,1998, p. 52).

Viva o Caboclo de Lança nordestino.

Angela Farias

3 comentários:

  1. Tens uma arma poderossíma nas mãos : o amor da família . Um amor tão grande , tão enraizado ,que cria um campo energético tão potente capaz de curar qualquer dor ...
    O cabloco de lança foi uma excelente escolha tua , porque lembra a força e a raça de Sr Isidro impregnado nas tuas veias .
    Eu posso entender com propriedade a luta que estais travando , porque já passei exatamente pela mesma coisa dentro de casa e o que não faltou aqui foi esperança . A cura existe , sim senhor , para isto basta as mãos para orar e acreditar que para Deus nada é impossível .
    Como o cabloco de lança , terás que travar uma batalha , mas todos nós sabemos que você é muito valente com a vida , vai tirar de letra .
    Sua aura iluminada , seu aconchego com a família , este elo fortíssimo de ligação é o melhor antítodo , mais milagroso que se possa imaginar ... Irás superar esta nova fase de tua vida tão brevemente , que logo estarás postanto aqui como se nada tivesse acontecido , porque eu creio nisto . Te admiro muito . Socorro de Caicó

    ResponderExcluir
  2. Nossa marisol
    Valeu pelas palavras.
    Um abraço carinhoso.

    Angela

    ResponderExcluir
  3. O caboclo de lança é um personagem do riquíssimo imaginário popular de nosso Nordeste, representa a resistência e a força de um povo acostumado a superar as dificuldades do seu dia a dia. E o faz com graça, humor, e uma fé cristalina e verdadeira que somente as pessoas simples, puras e de grandes almas são capazes. Esse povo brasileiro, essa alma sertaneja nordestina, tão muito representados em você minha irmã, que não fugiu de uma luta sequer em sua vida, que rodou a baiana e deu a volta por cima várias vezes, dançou frevo e maracatu celebrando a vida, tocou sanfona ainda pequena, e acolheu no caminho somente fãs e amigos verdadeiros. Que o diga Dona Edizia, Seu Isidro, seus filhos, irmãos, sobrinhos e amigos, és nossa cabocla de lança no que de mais bonito representa: a imensidão da alma, a fé, resistência e a garra tão sertanejas.
    Um beijão. Lineu.

    ResponderExcluir

Sua opiniao e muito importante, participe, comente...